Desejamos a todos um ótimo Natal, e um 2010 cheio de realizações.

Blog destinado aos educadores, alunos, famílias e amigos da nossa escola. Sejam muito bem vindos!!!!
De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!
ENSINO
Educação ambiental: um negócio que está dando certo
Depois que Piraju foi reconhecido pelo governo estadual como município preocupado com as questões ambientais, as políticas públicas que têm como meta preservar e ampliar as ações de conscientização tornaram-se ainda mais acentuadas. Prova disso foi a sanção da lei que institui a disciplina de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental. Na prática, a medida está há anos em vigor, contudo somente no mês passado a prefeitura oficializou a aplicação da matéria.
Kelly Cristina Kobor, coordenadora pedagógica da EMEIEF Gilberto Bonafé, localizada na Vila Tibiriçá, diz que quando a lei entrou em vigor, a adesão dos alunos era extremamente baixa; não havia interesse pela disciplina. Com o passar dos tempos, porém, a mente do estudante foi lapidada, e convencida de que não há outra saída senão estar de bem com a natureza. Entendê-la é o primeiro passo para que o respeito surja e consiga repaginar a vida de todos, transformando hábitos danosos em ações sadias.
“Ela [a disciplina de educação ambiental] é desenvolvida nas salas de aula através de dinâmicas em grupos, representações teatrais. Os alunos têm acolhido de maneira positiva”, revela Kobor. Segundo ela, a matéria é aplicada por todos os professores. Isso significa que até mesmo nas aulas de matemática é possível deparar-se com assuntos ligados à disciplina. Kelly conta que os resultados da inserção da educação ambiental estão mostrando seus primeiros frutos. Se no início o interesse era baixo, hoje a situação é bem diferente. Críticos, os estudantes passaram a cobrar mais e a exigir que os adultos também colaborem com essa causa.
Os mais de 180 alunos da escola ainda contam com o suporte do programa “Criança Ecológica”, do governo estadual. Cada um recebe uma cartilha explicativa sobre o que deve ser feito para que o meio ambiente seja tratado com responsabilidade.
| (Esta pequena poesia foi escrita, com a marca de seus dedinhos |
Às vezes, você se aborrece Mas estou crescendo dia a dia Agora deixo uma marca bem especial
Para você mamãe, com todo o nosso carinho!!
|